top of page

ADVERTISE HERE!

 contentores de transporte

ECONOMY

Context

São Tomé e Príncipe é um arquipélago pequeno formado por duas ilhas que no conjunto, possui uma superfície territorial de aproximadamente 960 Km2. Apesar de apresentar alguns indicadores pouco favoráveis como o rendimento que é considerado médio-baixo, o país possui imensos potenciais naturais e inexplorados que podem contribuir significativamente para acelerar o seu crescimento socioeconomico:

Agriculture

Captura de ecrã 2025-01-25 234455.png

Apesar do seu tamanho reduzido, com implicações diretas na disponibilidade de terras arráveis, São Tomé e Príncipe faz parte de uma lista restrita de países, cujo Sistema Agro-Florestal do Cacau, constitui  Sistema Importante do Património Agrícola Mundial (SIPAM), por combinar elementos como paiságens, conhecimentos e valores tradicionais, a biodiversidade e ecossistemas resilientes, contribuindo assim para 33% de todas as exportações do país e a preservação do meio de vida da população sobretudo, rural. Entretanto, ainda existe enorme espaço para aumentar a exploração deste patrimônio, bem como de outras formas de agricultura orgânica, que constitui o principal potencial do país.

O sector da agro-indústria é particularmente virgem, com enorme potencial de entregar ao mercado nacional e estrangeiro bens de consumo de valor 100% orgânicos sem representar grandes custos de investimento. Este potencial pode acelerar ainda mais o desenvolvimento socioeconomico, se a ele forem aplicados os princípios da economia criativa.​

Fishery

As pescas constituem um pilar fundamental para a economia de São Tomé e Príncipe e as razões são óbvias. O território marítimo é 160 vezes maior que o massa territórial, a localização geográfica no golfo da guiné é generosa e as condições climáticas favoráveis a uma diversidade de recursos marinhos vivos. O sector das pescas apesar de contribuir com 33% do PIB, e empregar cerca de 5% da população, é um sector ainda considerado sub-explorado. A frota pesqueira nacional é sobretudo artesanal e semi-industrial, baseiada em técnicas de pesca tradicionais, em pequenas embarcações de pesca.  

Estima-se que o potencial anual de captura seja de aproximadamente 37.000 a 45,000 toneladas e a captura anual ronde por volta de 15,000 toneladas.

 Para que o sector das pescas venha a desempenhar um papel ainda mais relevante na economia local, a industrialização do sector das pescas e a transformação de produtos a nível local é imprescindível, para a melhoria da cadeia de valor da pesca e reduzir as perdas pós-colheita 

PESCA ARTESANAL MELHOR.jpg

Tourism

PICO MELHOR.jpg

São Tomé e Príncipe está coberto por uma natureza verde e inexplorada, cercada por águas e florestas tropicais virgens; É um dos países mais biodiversos do mundo, o que lhe confere uma vantagem competitiva no que diz respeito ao desenvolvimento do turismo de natureza, em relação a outros destinos. O turismo representa cerca de 33% do PIB e emprega cerca de 15,000 pessoas, gerando uma receita anual de cerca de 5milhões de USD entretanto, continua sendo um sector cujo potencial não é tatalmente explorado, sobretudo no que diz respeito a diversificação das ofertas turisticas.

O turismo possui um potencial enorme para promover o desenvolvimento socioeconómico das ilhas, se explorado de forma sustentável e para tal, não faltam recursos:

O território maritimo é vasto; As águas cristalinas e mornas que banham as costas oferecem condições favoráveis para a prática de atividades recreativas aquáticas que são praticamente inexistentes no país.

As florestas tropicais são virgens com atributos que se destacam por uma biodiversidade rica e singular, propícia para o desenvolvimento do turismo baseado na natureza.

A gastronomia e a cultura é diversificada, fruto das origens dos diferentes povos que povoaram as ilhas que constituem ingredientes para o desenvolvimento do turismo gastronómico e cultural.

 

implementação da economia criativa baseada na sustentabilidade que permitisse usar a criatividade, a inovação, e o conhecimento para gerar novas propostas de valores é sem dúvidas uma alternativa para a transformação sócio-económica do país.

Trade

São Tomé e Príncipe é um país essencialmente importador. De acordo com os dados da World Integrated Trade Solution, Os principais parceiros de importação e exportação para STP são: Portugal, Agola, Togo, China, Cameroon, Bélgica, Italy e  Holanda. Os principais produtos de importação, são: capital equipment, food and fuel. Os principais produtos de exportação, são: Cacau que representa cerca de 90% das exportações, Oleo de palma, copra, café, banana e mandioca.

Product Exports

$57.1M

 

(2024)

Product Imports

$185M

 

(2024)

Exports Per capita

$185M

 

(2024)

Imports Per capita

$185M

 

(2024)

Imports Growth

$185M

 

(2024)

Exports Growth

$185M

 

(2024)

A semelhança de outros sectores chaves como a pesca, a agricultura e o turismo, o sector de comércio não se encontra no seu pleno e ainda pode ser melhorado de modo a ter um papel mais preponderante no equilíbrio da balança económica do país; para que tal aconteça, é necessário investir em sectores potenciais como a agrotransformação e pescas voltada para a exportação. 

Navio de carga no mar
Value addition in the form of better business services or product quality. An additional s

Services

O setor dos serviços ou terceário é outro pilar importante da economia e é o que mais emprega em São Tomé são Tomé e Príncipe, representando cerca de 2/3 do PIB e inclui serviços públicos, serviços ao consumidor e comerciais O sector de serviços em STP é bastante complexo, sendo que uma diversidade de indivíduos neste sector realizam suas atividades de forma informal. É um sector em crescimento e espera-se que com o incremento de investimento directo estrangeiro possa vir a crescer ainda mais nos proximos anos.

GEBERAL ECONOMIC INDICATORS

$

M

Gross Domestic  Product (GDP) : ​​​​​

Consumer Price Index

Total Export :

 527 ​​​​​

450

$

39

M

 160 ​​​​​

$

M

Total Import, 2022

17

Real Interest Rate :

 326 ​​​​​

Tax Rate

Prospects

O governo de STP tem vindo a implementar medidas para a melhoria do ambiente de negócios como a redução da inflação e melhoria das infraestruturas críticas como a electricidade e o aumento de cobertura nacional de conectividade nas ilhas e inter-ilhas, modernização do aeroporto, digitalização e interoperabilidade dos serviços públicos bem como um plano de formalização do sector informal, com um impacto directo na melhoria do sector dos serviços  The history of São Tomé and Príncipe is linked to the history of Portuguese discovery and colonization. It is believed that this link probably began in late 1470 and early 1471, when the Portuguese navigators João de Santarém and Pero Escobar discovered the uninhabited islands (São Tomé island on  December 21, 1470, and Príncipe island on January 17, 1471, respectively).

The history of São Tomé and Príncipe is linked to the history of Portuguese discovery and colonization. It is believed that this link probably began in late 1470 and early 1471, when the Portuguese navigators João de Santarém and Pero Escobar discovered the uninhabited islands (São Tomé island on  December 21, 1470, and Príncipe island on January 17, 1471, respectively).

Untitled design.png
bottom of page